A Milda chegou aos Irmãos de S. João de Deus em 2018, quando foi ajudada a fazer a 12ª classe. Tem agora 18 anos.
Entretanto, porque a vida em Nampula tem muita agitação, foi mãe e, mesmo sem recursos, pede apoio para fazer o seu curso superior, de modo a dar condições melhores à sua família, particularmente ao seu filho de 10 meses e aos seus três irmãozinhos. Vive também com a sua mãe que por uma condição de saúde não pode fazer nada. A Milda procura sustentar-se com um pequeno negócio de capanga (bebida tradicional feita de farelo de milho) que vende na rua.
No meio dos seus afazeres e responsabilidades a Milda percebe que o segredo de estar bem na vida é colocá-la ao serviços dos que ainda são mais pobre que ela: os doentes mentais que ela conhece do nosso centro. E assim estamos: a Milda está ligada ao nosso Centro de Saude mental S. João de Deus, numa atividade de voluntariado (duas manhãs por semana, nas quais ajuda aos banhos das doentes senhoras, na alimentação e nas atividades de ocupação dos que estão em tratamento com os Irmãos de S. João de Deus), enquanto aguarda pela bolsa para poder iniciar o curso de enfermagem em fevereiro de 2020. Para isso terá de se candidatar no próximo mês de Junho. É por isso que é tão urgente a sua ajuda!
Mas enquanto espera, e porque percebe a necessidade de estar bem preparada ela gostaria de fazer um curso de curta duração (2 meses) de informática, como forma de ter melhor rendimento nos estudos durante o ensino superior.
Ajudar esta jovem é dar oportunidade a mais uma família de crescer com olhar no futuro e com dignidade. É a própria que nos diz que são “humilhados lá no bairro” por serem pobres. “Não somos considerados”…