O Josué veio pedir ajuda aos Irmãos de S. João de Deus em 2017, pois o ano letivo estava a começar e ele ainda não tinha conseguido o valor necessário para a matricula.
São habituais os pedidos que os irmãos recebem de muitos jovens e ainda mais os que, com muito entusiasmo, mostram a sua necessidade em querer ter um futuro melhor. Mas com a sua experiência os Irmãos de S. João de Deus já conseguem fazer alguma avaliação: no caso do Josué a sua vontade de estudar era de tal forma evidente que começou a ser ajudado e, correspondendo sempre às expectativas que os irmãos foram colocando no seu percurso, hoje está a fazer a 12ª classe.
O Josué é órfão de pai e vive com a mãe e com mais 7 irmãos. Quando a mãe tem dinheiro, porque consegue fazer negócio, é com os parcos 30 euros mensais que consegue dar o sustento mínimo à sua família. É com o irmão mais velho, guarda prisional, que eles garantem os mínimos para toda a família.
Talvez contagiado pela vida profissional do seu irmão e pelas desigualdades que repara no tratamento dos seus concidadãos e amigos, o sonho do Josué é ser juiz.
Vale a pena ajudar este jovem, pois é muito responsável e dedicado ao seu projeto de vida. O Josué está determinado a estudar para um dia ter uma vida melhor e ajudar a sua família em especial os seus cinco irmãozinhos mais novos.