O Francisco Salvador já tem 31 anos, mas continua a desejar concretizar o seu sonho de fazer o curso de psicologia clínica. Este jovem é o terceiro de 16 irmãos e tem sido ajudado pelos Irmãos de S. João de Deus desde os seus 10 anos de vida. Foi acolhido pelos jovens hospitaleiros, das ruas da cidade de Nampula a 22 de agosto de 1999, como muitos outros rapazes da rua.
Cresceu no Centro Hospitaleiro de Apoio à Criança Moçambicana, tendo passado depois para o Lar Padre Nogueira – ambas instituições pertencentes aos Irmãos de S. João de Deus. Em 2012, foi-lhe atribuída uma casa própria e aí começou uma vida autónoma – tendo casado, arranjado um emprego e tido dois filhos. Por razões políticas, inerentes aos conflitos que se vivem no país, perdeu o emprego. Colocou então a hipótese de voltar a estudar, para ser psicólogo clínico, como sempre sonhou.
Para isso, precisa claramente de ajuda. Ajudar o Francisco Salvador é dar condições para que ele possa retomar a sua vida e garantir o sustento da sua família e, como é normal em África, ajudar os seus irmãos mais novos. Acredito que ele tenha a capacidade e a motivação para fazer o curso que tanto deseja – e que hoje finalmente poderá fazer em Nampula, por ter aberto uma nova escola na área, o que lhe permitirá não se afastar da sua família.