O Amisse é um jovem de 25 anos (nasceu a 4 de Abril de 1994) que tem uma deficiência física grave e porque não consegue trabalho, tem de pedir esmola na cidade de Nampula, para sobreviver. É o segundo de 5 irmãos, mas vive sozinho. Diz que saíu de casa porque a “mãe é muito confusa” (ainda mais agora que tem um novo companheiro).
O Amisse sempre demostrou interesse em estudar e por isso foi apoiado, pontualmente, em 2018, quando fez a 8ª classe. Nessa altura dizia apenas algumas palavras em português e não entendia as nossas orientações. Este ano voltou a procurar-nos e surpreendentemente, já entendemos o que diz e ele também entende o que dizemos. Veio para pedir ajuda para continuar os estudos pois já está a fazer a 9ª classe.
Porque a sua deficiência era muito limitativa, os Irmãos de S. João de Deus têm ajudado na sua sobrevivência e, porque entenderam importante, ajudaram o Amisse a ter uns sapatos adaptados aos seus pés (feitos de pneu e tiras de cabedal), o que muito contribuiu para um aumento da sua auto-estima.
O Amisse não é (nem será) um jovem estudante tradicional. É um lutador, que não se quer render às suas limitações físicas. O seu sonho é “Estudar, para abrir a cabeça para apanhar emprego!”. Por isso apadrinhar o Amisse é dar-lhe oportunidade de aprender melhor o português, de terá-lo da rua, de aprender novas competências e ter novas oportunidades para que possa sonhar com um futuro melhor.