O Amade Joaquim tem 25 anos (nasceu a 12 de outubro de 1994 em Nampula) É órfão de pai e é o primeiro de 4 irmãos.
Conta-nos o Irmão José Paulo que o impressiona como este jovem que tem um olho sem visão tem olhar claro sobre a sua responsabilidade como irmão mais velho. Vivem da machamba e sendo a mãe doente de hipertensão arterial, não consegue fazer grande esforço, o que torna muito difícil dar alimentação a todos os filhos, Por isso, os estudos ficam para segundo plano.
Veio ter com os Irmãos de S. João de Deus, no fim de 2018, como jovem da paróquia de S. João de Deus, contígua ao nosso centro de saude mental.
O Amade pensava frequentar a 11ª classe em 2019, mas como foi colocado no turno da noite viu-se forçado a desistir devido às dificuldades de visão que no período nocturno são semelhantes a uma cegueira parcial.
Apesar da sua deficiência, sonha em fazer o curso médio de enfermagem ou medicina (já foi avaliado e passou nos testes de aptidão física), mas só poderá candidatar-se em Junho, para iniciar o curso em Fevereiro de 2020. Até lá, está empenhado em preparar-se para o exame de acesso.
Entretanto e como precisa de arranjar forma de ajudar na alimentação em casa, deseja fazer um curso de culinária (com a duração de 2 meses) para aumentar as oportunidades de trabalho e assim poder ajudar a sustentar a sua pobre família.
Ser padrinho ou madrinha deste jovem, com esta deficiência visual, é dar-lhe oportunidade de tomar o seu papel na sua família e assim ajudar os seus irmãos mais novos e a sua mãe.